terça-feira, 13 de novembro de 2012

A VERDADE SOBRE O TRONO PAPAL

A VERDADE SOBRE O TRONO PAPAL



A verdade é que nem mesmo a Cathedra Petri, encrustrada n’A Glória de Bernini, é de ouro. A obra do famoso escultor italiano  Gian Lorenzo Bernini é de madeira revestida por bronze dourado.

Gian Lorenzo Bernini
        Gian Lorenzo Bernini , o maior escultor do século XVII e também um extraordinário arquiteto, em 1657 começou o Trono de São Pedro, ou Cathedra Petri, com uma cobertura em bronze dourado no trono em madeira, que foi terminada em 1666, ao mesmo tempo que realizava a colonata.
    Nascimento: Gian Lorenzo Bernini, 7 de dezembro de 1598 (Nápoles, Itália). morte: 28 de novembro de 1680 (Roma, Itália).

Aliás, creio que nenhum Papa se senta na Cathedra Petri por óbvias razões ergonômicas: a obra é alta e imponente, e é perceptível que foi confeccionada visando mais a razões estéticas do que ao uso prático quotidiano.

Não importa o valor do trono no qual o Papa se senta, uma vez que ele (como aliás todas as riquezas da Igreja) pertence(m)  não ao Papa enquanto indivíduo, mas sim à Igreja como um todo. As riquezas da Igreja estão lá não para conforto dos homens, mas para reverenciar a Deus. E o valor delas, conquanto fosse alto, seria ainda assim insuficiente para “comprar” um mundo perfeito porque, infelizmente, o egoísmo humano é maior do que toda a riqueza acumulada pela humanidade e uma terra sem males não está à venda.

Portanto,
1.       ainda que o Trono do Papa fosse de ouro maciço, o Papa não poderia vendê-lo porque ele não lhe pertence; e 

2.    ainda que o Trono do Papa fosse de ouro maciço e o Papa o derretesse e vendesse, a fome do mundo não ia acabar com isso. Porque dinheiro se gasta e acaba, ao passo em que as pessoas têm fome todos os dias. Isto é tão evidente que dói ter que desenhar.

O que interessa é dizer que a Igreja é a maior instituição de caridade do mundo. A gente não costuma divulgar porque caridade é para ser feita sem alarde mesmo, mas existe um Dicastério Romano (o Conselho Pontifício Cor Unum) voltado para a caridade institucionalizada. Os que acham ser uma boa idéia jogar pedras na Igreja Católica, melhor fariam se primeiro dessem uma olhada nos relatórios anuais do Cor Unum.
Antes de perguntar cinicamente quantas crianças poderiam ser alimentadas pela venda de uma peça histórica.





Sábio conselho é o de Jesus aos mentirosos: “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira”. (Jo 8,44).



Um comentário:

  1. Acho que isso esclarece muita coisa espero que gostem!!!!
    Há muita gente falando mau do nosso santo papa + num conhece nem o minimo das bençãos que a igreja "católica" leva aos que mais necessitados...

    ResponderExcluir