A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração da qual dispõe o católico.
Nos dias de hoje, muitos irmãos e irmãs católicos, ainda não sabem o verdadeiro significado e o valor de uma Santa Missa. Alguns vão apenas por um sentido de obrigação ou convenção social, talvez imposta pelos pais na infância. Grande parte deles acabam por abandonar a Igreja por acharem uma coisa repetitiva, desconhecendo o verdadeiro conteúdo de uma Celebração da Eucaristia.
Evangelizar também é ensinar o verdadeiro sentido dos
sacramentos da Igreja e portanto, aprenda você também a mostrar o sentido da
Santa Missa aos seus parentes, familiares, amigos e vizinhos. Eduque seus
filhos na fé! Fale de Deus com todos! Não tenha medo nem vergonha!
Entrada e saudação
Na saudação inicial o Sacerdote ou Minístro da Eucarístia,
invoca a Santíssima Trindade, onde Jesus já se faz presente na celebração, pois
ele mesmo disse: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali
estarei Eu no meio deles".
O Sinal da Cruz
Vai começar a Celebração. É o nosso encontro com Deus,
marcado pelo próprio Cristo.
O padre dirige-se aos fiéis fazendo o sinal da cruz. Essa
expressão "EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO", tem um
sentido bíblico. Nome em sentido bíblico quer dizer a própria pessoa. Isto é,
iniciamos a Missa colocando a nossa vida e toda a nossa ação nas mãos da
Santíssima Trindade.
Nesse momento, toda a Comunidade, cada membro individualmente e
todos nós temos nossas fraquezas, limitações e misérias, e, somos um povo Santo
e Pecador.
O Ato Penitencial é um convite para cada um olhar dentro de si
mesmo diante do olhar de Deus, reconhecer e confessar os seus pecados, o
arrependimento deve ser sincero. É um pedido de perdão que parte do coração com
um sentido de mudança de vida e reconciliação com Deus e os irmãos.
ATENÇÃO: O perdão recebido no
Ato Penitencial não significa que estamos isentos do sacramento da Confissão.
Depois de fazer um completo exame de consciência, devemos nos confessar com um
Sacerdote, principalmente quando cometemos um pecado grave ou mortal. E
também não dá a ninguém que não faça a confissão, o direito a participar da
Comunhão. Esse perdão é só para aqueles que se confessam sempre e que
não estejam em pecado grave e que participam todos os domingos da Santa
Eucarístia. Assumem o risco de aqueles que não tomam esses cuidados
de cometer um pecado maior.
GLORIA A DEUS NAS ALTURAS
O Glória é um hino antiquissimo e venerável, pelo qual a
Igreja glorifica a Deus Pai e ao Cordeiro. Louvamos ao Pai a ao Filho,
expressando através do canto, a nossa alegria de filhos de Deus.
ORAÇÃO
OREMOS é seguido de uma pausa este é o momento que o
celebrante nos convida a nos colocarmos em oração. Durante esse tempo de
silêncio cada um faça mentalmente o seu pedido a Deus. Em seguida o padre eleva
as mãos e profere a oração, oficialmente, em nome de toda a Igreja.
A liturgia da Palavra
A liturgia da Palavra é composta das seguintes fases:
1- Primeira
Leitura: geralmente
é tirada do Antigo Testamento, onde se encontra o passado da História da
Salvação. O próprio Jesus nos fala que nele se cumpriu o que foi predito pelos
Profetas a respeito do Messias.
2- Salmo: após a Primeira
Leitura, vem o "SALMO RESPONSORIAL", é uma resposta à mensagem
proclamada
3- Segunda
Leitura: Epistolas
- é sempre tirada das Cartas de Pregação dos Apóstolos (Paulo, Thiago, João
etc...) às diversas comunidades e também a nós, cristãos de hoje.
4- Canto de
Aclamação: terminada
a Segunda Leitura, vem a Monição ao Evangelho. O Canto de Aclamação é uma
espécie de aplauso para o Senhor que vai nos falar.
5- O Evangelho de
Jesus segundo
João, Marcos, Mateus e Lucas conforme o tema do dia, toda a Assembléia está de
pé, numa atitude de expectativa para ouvir a Mensagem. É como se Jesus, em
Pessoa, se colocasse diante de nós para nos falar. A Palavra do Senhor é luz
para nossa inteligência, paz para nosso Espírito e alegria para nosso coração.
6- Homilia: é a interpretação de
uma profecia ou a explicação de um texto bíblico.A Bíblia não é um livro de
sabedoria humana, mas de inspiração divina. Jesus tinha encerrado sua missão na
terra. Havia ensinado o povo e particularmente os discípulos. Tinha morrido e
ressuscitado dos mortos. Missão cumprida! Mas sua obra da Salvação não podia
parar, devia continuar até o fim do mundo. Por isso Jesus passou aos Apóstolos
o seu poder recebido do pai e lhes deu ordem para que pregassem o Evangelho a
todos os povos. O sacerdote é esse "homem de Deus". Na homilia ele
"atualiza" o que foi dito há dois mil anos e nos diz o que Deus está
querendo nos dizer hoje. Baseado nas leituras, sempre relacionadas entre sí, o
Sacerdote faz a explicação e reflexão do que foi ensinado.
Profissão de Fé
A comunidade professa sua fé em comunhão com os
ensinamentos da Igreja e pela liturgia da palavra, confessando crer em toda
doutrina Católica, Creio em Deus Pai, com essa atitude queremos dizer que
cremos na Palavra de Deus que foi proclamada e estamos prontos para pô-la em
prática.
Oração dos fiéis
A Comunidade unida em um só pensamento e desejo eleva a
Deus seus pedidos e anseios, pedidos coletivos e também pessoais. As
orações podem ser conforme o tempo litúrgico ou campanhas da igreja, como por
exemplo a Campanha da Fraternidade.
Liturgia eucarística
Na Missa ou Ceia do Senhor, o Povo de Deus é convidado e
reunido, sob a presidência do sacerdote, que representa a pessoa de Cristo para
celebrar a memória do Senhor. Iniciam-se com as oferendas.
CORDEIRO DE DEUS
Tanto no Antigo como no Novo Testamento, Jesus é apresentado como o "Cordeiro de Deus".Os fiéis sentem-se indignos de receber o Corpo do Senhor e pedem perdão mais uma vez.
A Eucaristia é um tesouro que Jesus, o Rei imortal e eterno, deixou como Mistério da Salvação para todos os que nele crêem. Comungar é receber Jesus Cristo, Reis dos Reis, para alimento de vida eterna.
Procissão das Oferendas
As principais ofertas são o pão e vinho. Essa caminhada, levando
para o altar as ofertas, significa que o pão e o vinho estão saindo das mãos do
homem e da mulher que trabalham. As demais ofertas representam igualmente a
vida do povo, a coleta do dinheiro é o fruto da generosidade e do trabalho dos
fiéis. Deus não precisa de esmola porque Ele não é mendigo e sim o Senhor da
vida. A nossa oferta é um sinal de gratidão e contribui na conservação e
manutenção da casa de Deus.
Na Missa nós oferecemos a
Deus o pão e o vinho que, pelo poder do mesmo Deus, mudam-se no Corpo e Sangue
do Senhor. Um povo de fé traz apenas pão e vinho, mas no pão e no vinho,
oferece a sua vida.
refácio é um hino "abertura" que nos introduz no
Mistério Eucarístico. Por isso o celebrante convida a Assembléia para elevar os
corações a Deus, dizendo "Corações ao alto!" É um hino que proclama a
santidade de Deus e dá graças ao Senhor.
A Consagração do pão e do vinho,
é o momento mais importante da celebração.
é o momento mais importante da celebração.
Consagração do Pão e Vinho
Pelas mãos e oração do
Sacerdote o pão e o vinho se transformam em Corpo e Sangue de Jesus. O
celebrante estende as mãos sobre o pão e vinho e pede ao Pai que os santifique
enviando sobre eles o Espírito Santo.
"FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM!" aqui
cumpre-se a vontade expressa de Jesus, que mandou celebrar a Ceia.
"Tudo
isso é Mistério da fé "
"EIS O MISTÉRIODA FÉ" -
Estamos diante do Mistério de Deus. E o Mistério só é aceito por quem crê.
Orações pela Igreja
A Igreja está espalhada por
toda a terra e além dos limites geográficos: está na terra, como Igreja
peregrina e militante.
POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO...
Neste ato de louvor o
celebrante levanta a Hóstia e o cálice e a assembléia responde amém.
PAI - NOSSO
O Pai Nosso, não é apenas uma
simples fórmula de oração, nem um ensinamento teórico de doutrina. Antes de ser
ensinado por Jesus, o Pai-Nosso foi vivido plenamente pelo mesmo Cristo.
Portanto, deve ser vivido também pelos seus discípulos. Com
o Pai Nosso começa a preparação para a Comunhão Eucarística.
FRAÇÃO DO PÃO
O celebrante parte a hóstia
grande e coloca um pedacinho da mesma dentro do cálice, que representa a união
do Corpo e do Sangue do Senhor num mesmo Sacrifício e mesma comunhão.CORDEIRO DE DEUS
Tanto no Antigo como no Novo Testamento, Jesus é apresentado como o "Cordeiro de Deus".Os fiéis sentem-se indignos de receber o Corpo do Senhor e pedem perdão mais uma vez.
Rito da Comunhão
Jesus agora está vivo e
presente sobre o altar. É presença real no meio de nós e se manifesta em
bondade e amor.A Eucaristia é um tesouro que Jesus, o Rei imortal e eterno, deixou como Mistério da Salvação para todos os que nele crêem. Comungar é receber Jesus Cristo, Reis dos Reis, para alimento de vida eterna.
MODO DE COMUNGAR
Quem comunga recebendo a hóstia na mão,
deve elevar a mão esquerda aberta, para o padre colocar a comunhão na palma da
mão. O comungante imediatamente, pega a Hóstia com a mão direita e comunga ali
mesmo na frente do padre ou ministro. Ou direto na boca. quando a comunhão é
nas duas espécies, ou seja, pão e vinho é diretamente na boca.
Terminada a comunhão, convém fazer alguns
momentos de silêncio para interiorização da Palavra de Deus e ação de graças.
Ritos Finais
É hora da refexão final, tudo
que sentimos e vivemos, será completado pela benção final, pelas mãos do
Sacerdote, Deus nos abençoa.
É preciso valorizar mais e receber com fé a
benção solene dada no final da Missa. E a Missa termina com a benção.
fonte:http://www.npdbrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário